sábado, 16 de novembro de 2013

A VIDA E A MORTE EM FORMA DE POESIA (Rui Agostinho)

É muito difícil discorrer sobre a vida ou a morte. As teorias são muitas sobre a arte de viver. Sobre a morte, não existem teorias mas explicações que tentam de todo modo, trazer uma razão plausível para justifica-la.
O que falta a cada ser humano para a vida ser melhor. Um conjunto de necessidades, uma espécie de `kit vida`. Para a morte bastam apenas justificativas, para uma coisa elementar, a renovação da vida.
Sobre a vida e a morte, duas visões diferentes:
                              
VIDA (Rui Agostinho)                                       

O que estraga a vida

é a falta de saída,
de emergência, 
de urgência.
                             
A falta de um grande amor.
Uma dulce vita,
Uma exit, uma uscita,
Uma sortie, una ventura.

O fato de não ter ido,

Ter ficado.
Memória descabida,
um bilhete de despedida,
A verdade...mas não toda.


     *********************
                              
 A PASSAGEM (LEDO IVO)

 QUE ME DEIXEM PASSAR.
 EIS O QUE PEÇO
 DIANTE DA PORTA,
 DIANTE DO CAMINHO.

 E QUE NINGUÉM ME SIGA NA PASSAGEM,
 NÃO TENHO COMPANHEIROS DE VIAGEM
 NEM QUERO QUE NINGUÉM
 FIQUE AO MEU LADO.

 PARA PASSAR,
 EXIJO ESTAR SOZINHO.
 SOMENTE DE MIM MESMO,
 ACOMPANHADO.

 MAS CASO ME PROÍBAM DE PASSAR,
 POR SER EU DIFERENTE, OU INDESEJADO,
 MESMO ASSIM,
 EU PASSAREI.

 INVENTAREI A PORTA E O CAMINHO
 E PASSAREI SOZINHO !


* Ledo Ivo é considerado uma dos maiores poetas brasileiros, é alagoano de nascimento.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário